Neste artigo, você terá acesso a saber quais são as melhores escolas particulares (ou também chamadas de privadas), saber muitas outras informações sobre as mesmas, e entre outras coisas também.
Fizemos esse mesmo artigo, para que as suas principais dúvidas possam ser respondidas de forma correta, usando o mesmo e para que assim, você possa apresentar um maior entendimento em relação a esse mesmo assunto.
Portanto, se você é uma das milhares de pessoas que apresentam dúvidas ou que apresentam interesse em conhecer e entender de forma melhor, o assunto e as informações que estão relacionadas e que compõem o mesmo, saiba que você está no artigo certo.
Sem contar com o fato de que, fizemos o mesmo da melhor forma possível, par que assim tudo que poderá ser encontrado nele, possa ser repassado da melhor forma possível, tanto em relação a organização, como ao conteúdo.
Introdução:
Antes mesmo de que, você possa ter acesso as informações que estão relacionadas a quais são as melhores escolas particulares do Brasil, pode ser de extrema importância com que você saiba algumas informações principais sobre o assunto.
Tais como: o que é uma escola particular ou privada, como que o ensino nas mesmas funcionam, quais são as principais coisas que diferenciam elas das escolas públicas e também como saber se uma escola é boa ou não.
E caso você tenha dúvidas, tanto em relação a essas mesmas informações principais, quanto em relação a quais são as melhores escolas particulares em cada um dos estados brasileiros, será possível com que você encontre a resposta nesse mesmo artigo.
Portanto, veja só a seguir essas mesmas informações:
O que é uma escola particular e como que as mesmas funcionam?
Uma informação, que pode ser de muita importância você saber, é que as escolas que são chamadas de particulares, também podem receber um outro nome, que esse mesmo nome é privada. O que significa que será possível com que você encontre tanto escolas chamadas privadas, como escolas chamadas particulares.
O que estamos querendo te dizer, é que ambos os nomes que são dados, estão se referindo a mesma coisa.
Bem, em contraste as escolas que são públicas, estão as escolas particulares.
Estas mesmas escolas não fazem parte dos serviços que são públicos do estado de um certo estado ou munícipio, o que faz com que as mesmas se tornem parte de uma educação, que apresenta como seus principais fornecedores uma certa entidade privada.
Onde essas mesmas entidades, apresentam como seu principal objetivo, lucrar ao realizar esse oferecimento de ensino, que apresenta uma boa qualidade.
De forma diferente das escolas que são consideradas públicas, as escolas privadas não são gratuitas, o que significa que para que você possa realizar os seus estudos em uma instituição privada, é necessário com que você pague por isso.
Isso pelo simples fato de que, da mesma forma como foi dito antes uma escola privada, tem como seu principal objetivo, não somente repassar os seus conhecimentos, para uma geração, mas também é fazer com que uma certa empresa possa ganhar dinheiro em cima disso.
As escolas privadas não têm e também não apresentam um caráter de certa forma considerado universal, já que uma vez que certos grupos não querem não apresentam interesse em realizar os seus estudos em uma escola pública, por não representar certos valores que são específicos.
Sem contar com o simples fato de que, as escolas que são particulares, além de quererem fornecer dinheiro para certas empresas, também apresentam como objetivo, transmitir certos valores, que podem ser: religiosos, militares, etilistas, entre outros.
Mesmo que as escolas privadas possam realizar a escolha de alguma maneira, em relação ao tipo de ensino a ser transmitido para os seus alunos, o estado estipula certos padrões de educação de qualidade, onde os mesmos devem ser obedecidos de forma correta, pelas escolas privadas.
Onde uma coisa, que pode ser citada como um exemplo, é o simples fato de que no final do ano escolar, todo e qualquer aluno sem distinção entre as escolas privadas ou as que são públicas, devem passar por uma prova.
Onde o resultado que é obtido ao realizar essa mesma prova, é que se os alunos poderão ou não, entrar em uma faculdade.
E é por esse mesmo motivo, que as escolas privadas devem obedecer algumas regras, que são feitas especialmente para as mesmas.
Vantagens do ensino particular
A seguir, será possível com que você tenha acesso a saber quais são as principais vantagens que estão relacionadas com o ensino que é dado e oferecido por instituições escolares que são particulares.
Mesmo que o ensino de forma geral, do Brasil não apresente muitos pontos que são considerados positivos, ainda existem aqueles que podem sim, serem vistos dessa mesma forma.
Onde a seguir, será possível com que você chegue a uma conclusão, que envolve e mostrará quais são os principais motivos, para que as famílias de todo o Brasil, apresentam preferência nos ensinos particulares.
Veja a seguir:
INFRAESTRUTURA:
De uma forma geral, as escolas que são particulares apresentam uma melhor infraestrutura, que pode ser muito mais elaborada, em relação a infraestrutura das escolas que são consideradas públicas.
Isso pelo fato de que, nas escolas particulares, é possível se observar com que as pessoas que estão em cargos superiores, realizam investimentos, que estão relacionados, tanto com a manutenção, quando com a melhoria do local de ensino.
EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA:
É possível se observar, que as escolas particulares na maioria das vezes realizam mais investimentos em tecnologias que estão atrelados a educação dos seus alunos.
Onde um exemplo de tecnologia que está sendo muito usada pelas escolas privadas, é realizar a troca das lousas tradicionais (que geralmente são usadas canetões ou giz para escrever nas mesmas) por lousas que são multimídias, ou seja, trocando por lousas tecnológicas.
Esse mesmo modelo de lousa, permite com que seja compartilhado documentos, vídeos e até mesmo imagens, fazendo assim com que fique muito mais fácil, tanto de se visualizar, como de se realizar a explicação.
Ensino de Idiomas:
Nos dias de hoje, as escolas que fazem parte do sistema de instituições particulares de todo o Brasil, estão proporcionando aulas que são compostas basicamente por outros idiomas.
Isso, tanto para aqueles alunos que já apresentam um nível maior, como o ensino fundamental II e o ensino médio, como aqueles que estão entrando agora nas escolas, como aquelas crianças que podem ser encontradas no ensino fundamental I e também no ensino infantil.
PROFESSORES:
Na grande maioria das vezes, os professores que podem ser encontrados nas escolas privadas e particulares, apresentam uma maior qualidade.
Ou seja, nas instituições de ensino que são particulares é possível se observar que os professores além de apresentarem uma melhor qualidade, também estão dispostos a realizarem e repassarem os seus conhecimentos da melhor forma possível para os seus alunos.
A Escola Particular é Boa ?
Muitas pessoas, apresentam essa mesma dúvida, e achamos importante trazer a resposta correta para a mesma.
Bem, a realidade é que o que define se uma escola é boa ou não, não são apenas os métodos usados, a qualidade do ensino e os professores, mas também e em primeiro lugar, são os alunos que ali estudam.
Pois, uma vez que os alunos são dedicados e esforçados, a escola pode sim ser considerada uma instituição boa.
Como Saber Se Uma Escola é Boa ou Não?
Bem, antes mesmo de você matricular o seu filho em uma instituição de ensino, pode e é de extrema importância com que você realize uma analise.
Onde o resultado que será e poderá ser mostrado por essa mesma analise ou avalição, é se uma escola é boa ou não.
E mesmo que não pareça, pode ser muito difícil saber quais tópicos e fatores devem ser vistos e assim analisados nessa mesma avaliação, ou analise.
Portanto, a seguir vamos mostrar quais são as principais coisas, que devem ser analisadas e avaliadas para que você possa saber antes mesmo de realizar a matrícula do seu filho, se a escola em questão é ou não boa para realizar os estudos.
Conheça a Metodologia Que é Usada Para Ensino:
Saber qual a metodologia usada em uma certa instituição de ensino, pode ser muito importante, para que assim você possa saber como o seu filho será ensinado. Sem contar com o fato de que ao analisar o mesmo, você poderá chegar a uma conclusão, em relação a qualidade de ensino da escola em questão.
Outra coisa importante, é que se o método que escola apresenta e oferece, não for muito parecido com o método de ensino que você costuma usar em sua casa, isso pode causar uma certa confusão na criança.
Por isso, analisar o método de ensino é muito importante.
-Verifique a estrutura da escola:
Realizar a verificação em relação a estrutura que a escola apresenta, pode de certa forma ser também muito importante, para que assim você possa saber se a qualidade da escola em questão, é boa ou não.
Isso pelo simples fato de que, a estrutura física da instituição escolar, é um dos principais fatores que fazem com que a mesma seja de boa ou má qualidade.
Analise as Atividades Extracurriculares:
Caso a escola em questão, apresenta atividades curriculares, analisar as mesmas pode ser importante.
Para que assim, você possa ter uma certa ideia, de como será o ensino e desenvolvimento de seu filho na mesma e assim, chegar a conclusão, de que se vale ou não a pena seu filho participar delas.
Conheça Quem São os Profissionais Que Trabalham no Local De Ensino:
Estrutura, metodologia e atividades são muito importantes em uma escola, principalmente se as mesmas são realizadas por profissionais na área.
Portanto, pode ser muito importante com que você tenha conhecimento dos profissionais que trabalham na instituição que está sendo analisada, para que assim você possa ter uma certa ideia, se o ensino de seu filho será bom ou pelo contrário, se será de má qualidade.
Busque Por Opiniões:
Uma coisa que pode ajudar muito, a você saber se uma certa escola é boa ou não, é você ir atrás de opiniões, tanto das pessoas e crianças que já estudam na mesma, quanto das pessoas que já ouviram falar sobre a mesma.
Para que assim, você possa ter conhecimento se a escola é boa em relação a dois pontos de vistos, que são completamente diferentes.
De um lado, das pessoas e crianças que já sabem como que a escola funciona e conhecem muito sobre a mesma, e do outro lado, sobre o que as pessoas falam da instituição em questão.
Sem contar, que buscar pelo desempenho dos alunos que realizam os seus estudos na escola, pode ser importante também. Para que assim, você possa não saber somente o desempenho que seu filho poderá ter , você também poderá saber se o desempenho que os outros alunos apresentam, são bons ou não.
Fazendo assim, com que você chegue a conclusão de que o que é ensinado para os alunos, pela instituição de ensino em questão, é bom, ou não.
Conclusão:
Bem, após realizar a analise de todos esses mesmos fatores e tópicos, você poderá saber se uma escola apresenta um bom ensino ou não, se ela é de qualidade e também se vale a pena ou não, matricular o seu filho na mesma.
Caso você tenha em mente, outros fatores que podem ser analisados também, você pode estar avaliando os mesmos.
Para que assim, você possa ter mais certeza ainda, dos fatores que foram citados nos parágrafos a cima, dessa mesma conclusão.
Quais são as Melhores Escolas Particulares do Estado De São Paulo?
Bem, a seguir, será possível com que você tenha acesso a uma lista com as melhores escolas privadas do estado de São Paulo.
Para que assim, caso você more no mesmo você poderá ter uma ideia e também opções de escolas que apresentam uma boa qualidade, tanto de ensino, quanto de estrutura.
Sem contar, que também será disponibilizado o site oficial da instituição, para que você possa ter mais informações sobre a mesma:
Instituto de Educação José de Paiva Netto
Colégio Santa Cruz
Escola Futuro Brilhante
Escola Educacional Infantil Estrela Encantada
Escola Técnica Walter Belian
Colégio São Luís
Colégio Satélite
Colégio Santa Maria
Escola Santa Marina
Colégio Renovação