0

Problemas na Educação No Brasil

Você sabe o que é a educação? Sabe qual significado pode ser dado para ela? Sabe como funciona a educação do Brasil? Ou então, sabe quais são os principais problemas que a mesma apresenta nos dias de hoje?

Essas mesmas dúvidas, que foram citadas a cima, são algumas das principais questões, que são feitas por milhares de pessoas. Caso você seja uma dessas mesmas pessoas, saiba que você está no artigo e no lugar correto.

Isso pelo simples fato de que, neste artigo será possível com que você tenha acesso as melhores e principais informações, que compõem e que também estão ou apresentam algum tipo de relação com o assunto.

Portanto, se você é uma pessoa que além de apresentar muitas dúvidas em relação a esse mesmo assunto, também apresenta interesse em entender e conhecer melhor esse assunto, tão falado, esse é o lugar certo para você.

O que é a educação?

Antes mesmo de você, poder ter acesso a saber quais são os principais problemas que a educação no Brasil apresenta, pode ser de extrema importância com que você, saiba o que é a educação.

Para que assim, você possa ter uma certa noção do que iremos estar tratando e falando.

Uma informação que pode ser muito importante de você apresentar conhecimento, é que a educação pode apresentar uma serie de significados e também uma boa quantidade de definições, e por esse mesmo motivo, será mostrado a seguir, as definições e significados que podem ser vistos como uma forma geral.

Bom, a educação de uma maneira mais ampla, se baseia na forma usada para ensinar e repassar certos fatores, de uma geração, para uma nova geração.

Onde esses mesmos fatores, podem estar ou não relacionados com a cultura e visão de seu país, já que em cada país, é possível se observar uma maneira e conteúdos diferentes.

Esses mesmos fatores, que podem ou não ser ensinados e repassados, estão geralmente relacionados as seguintes coisas:

  • Hábitos;
  • Costumes;
  • Valores;

Tudo isso, em relação a uma certa comunidade.

Agora você me pergunta, a educação é composta de que? Bom, a resposta para essa mesma questão, é muito fácil de ser dita.

Isso pelo fato, de que a educação geralmente é formada de situações que foram presenciadas e também de experiências que foram vividas, por uma pessoa.

Onde essas mesmas situações e experiências, podem ter ocorrido tanto no passado, como no presente.

O que importa, é que a mesma, é repassada e ensinada, em muitas formas diferentes.

Já que na escola, é possível se observar muitas disciplinas que nem sempre, estão relacionadas com o presente, e é ai, que as situações e experiências que foram presenciadas e vividas no passado entram em ação.

Uma informação, que pode ser de extrema importância você saber, é que em cada país é possível se observar um método de ensino diferente e nem sempre, nos mesmos é possível se observar uma estrutura igual a do Brasil.

Outra coisa que é válida de se lembrar, é que realizar estudos, pode fazer com que muitas coisas em você possam mudar, sem contar que ao realizar o mesmo, é possível observar a absorção e aumento de muitas coisas, como por exemplo:

  • Aumenta a sua criatividade;
  • Absorção de conhecimentos básicos e gerais;
  • Aprende a se relacionar de forma melhor no meio da sociedade;
  • Aumenta a sua capacidade de socialização, tanto na sociedade, como consigo mesmo;
  • Gera um maior interesse em seguir uma certa carreira;
  • Conhece novas culturas, novas ideias e novos hábitos que estão relacionados aos países de todo o mundo.
  • Entre muitos outros!

Com isso, é possível se observar e também concluir que realizar estudos, pode gerar grandes coisas nas pessoas, tanto em relação psicológica, quanto em relação física.

História da educação no Brasil

A seguir, será possível com que você tenha acesso as principais informações, que estão relacionadas a cada época do Brasil e como a educação estava presente nessas mesmas épocas.

Você poderá ver a seguir, os dados e informações que correspondem as seguintes épocas e períodos:

  • Brasil Colônia;
  • Brasil Imperial;
  • Brasil República;
  • Atualidade;

Para que assim, seja possível com que você realize uma certa analise e também uma comparação, em relação a cada uma das épocas e assim, chegar em uma conclusão: se o ensino mudou, ou se o mesmo continua igual.

Veja só a seguir:

Brasil Colônia:

A educação da forma formal no Brasil, teve o seu inicio em 1549, assim que o padre Manuel da Nóbrega e dos jesuítas, chegou no Brasil.

O que muitos não sabem, é que naquela mesma época, o ensino em letras era restrito, para que apenas os meninos pudessem realizar o mesmo, ou seja, as meninas da época, não podiam realizar os seus estudos, da mesma forma que os meninos.

Sem contar com o fato de que, ao mesmo tempo em que o letramento era ensinado aos garotos, os mesmos eram convertidos ao cristianismo, ou seja, eles apresentavam dois tipos de ensino nessa época, tanto o ensino em letras, quanto o ensino religioso.

Naquele tempo, as pessoas que realizavam os ensinos eram os jesuítas, que priorizavam o ensino religioso para os seus alunos, de quem era esperado uma obediência de forma total.

Esse mesmo método, seguiu até o ano de 1759, onde o mesmo foi interrompido por Marquês de Pombal, que fez com que novas regras fossem implantadas, e fez assim com que o ensino se tornasse estatal.

Outra coisa, que as pessoas não apresentam conhecimento, é que no ano de 1760, mesmo não havendo uma espécie de formação docente para professores, no mesmo ano foi criado uma espécie de concurso, para que assim, as pessoas pudessem dar aulas.

E pelo simples fato, de aquela mesma formação docente, não pode ser encontrada, isso fez com que uma grande quantidade de padres, se tornassem os professores.

O que fez com que, a proximidade entre o ensino em letras e o ensino religioso, ainda pudesse ser encontrado.

Mas, as aulas de forma concreta, começaram a acontecer apenas 14 anos depois, ou seja no ano de 1774. E pelo fato de ter demorado tanto, nesse mesmo intervalo as famílias que apresentavam uma boa condição física, realizaram a  contratação de professores particulares.

O que fez com que, as famílias pobres, não apresentassem nenhum tipo de relação com os estudos.

Naquela época, as aulas eram chamadas de régias, que depois passaram a se chamar públicas, com a demissão de Marquês de Pombal.

Brasil Imperial:

Nessa época, era de extrema dificuldade passar no concurso de professores, sem contar com o fato de que, como foi preciso aumentar o quadro docente, o estado começou a admitir professores que não apresentavam habilitação, e o pagamento que eles recebiam, era menor.

O que muitos não sabem, é que foi apenas no ano de 1835 que as primeiras escolas de formação de professores foram surgidas.

Apesar de tudo, nessa época os valores que eram religiosos e morais eram mais valorizados, eram mais valorizados ainda do que os conhecimentos que eram detidos pelos docentes.

Sem contar com o fato de que, as pessoas nessa mesma época não valorizavam o ensino, o que resultava nas seguintes situações:

Os pais não colocavam as crianças com seus 5 anos, que é a idade recomendada para colocar as crianças na escola, ou logo que as mesmas recebiam a sua alfabetização básica (ou seja, assim que aprendiam a ler e também a escrever), elas eram retiradas da escola.

Brasil República:

Foi nessa mesma época, em que foi decidido, que iria ser separado os conteúdos por séries,que seriam separadas de acordo com a faixa etária (método que é usado até os dias de hoje).

Onde o principal responsável por tomar essa mesma decisão, foi nada mais, nada menos do que Benjamin Constant, que foi professor, militar e também um político muito importante para a história do Brasil.

É nessa mesma altura, que surge o cargo de diretor das escolas, onde o mesmo era e podia ser ocupado apenas por homens.

Sem contar, que essa mesma época foi muito exaustiva, tanto para os alunos que deviam estudar 2 vezes mais, para que pudessem passar de ano, como para os professores, que eram forçados a cumprir os regimentos escolares e também eram forçados a não reprovarem os alunos.

Toda essa mesma situação e essas mesmas coisas, eram exigidas pelo estado, que era o principal responsável por tomar conta da qualidade de ensino.

No ano de 1939 foi criado nada mais, nada menos que o curso de Pedagogia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

E em 1971, o ensino passou a ser organizado da seguinte forma: em primário, ginásio e colegial. Sem contar que também passou a ser obrigatório até os 14 anos de idade (que é o método usado até os dias de hoje).

Atualidade:

Bem, com o passar do tempo, as coisas foram mudando e de certa forma, foram também ficando cada vez piores em relação a qualidade de ensino.

E nos dias de hoje, é possível se observar muitos problemas na sociedade, que mesmo não querendo, acabam afetando a qualidade de ensino.

O que acaba causando, essa péssima qualidade.

Nos próximos parágrafos, será possível com que você observe quais são os principais problemas, que estão relacionados com a qualidade de ensino do Brasil e também será possível ver, algumas coisas que podem ser feitas, para que essa mesma qualidade possa melhorar.

Problemas na educação do Brasil nos dias de hoje:

Bom, o Brasil mesmo não aparentando, não apresenta uma educação muito boa, em relação a certos países, que podem ou não ser mais desenvolvidos que o mesmo.

Existem muitos fatores, que estão relacionados e que causam essa péssima qualidade de ensino do país, tanto fatores que fazem relação com o governo, como fatores em relação a sociedade do mesmo.

Onde, podem ser citados, como principais problemas na qualidade de ensino do Brasil, os seguintes fatores:

Muitas instituições de ensino, não preparam o professor para a realidade que a sala de aula apresenta;

Baixa remuneração, o que resulta em pagar aos professores de Ensino Básico um salário muito baixo, principalmente os especialistas da educação pública.

Falta de uma espécie de sistema que ofereça benefícios, aos profissionais  que são mais eficientes;

Burocracia em excesso, em relação a administração que as escolas recebem;

Investimentos públicos que são considerados insuficientes para atender com qualidades e também com as necessidades que as escolas exigem;

Índices elevados de repetência, principalmente naquelas regiões que são mais carentes;

Permanência extremamente baixa dos alunos nas instituições de ensino (em média de 4 horas diárias);

Falta ou conexão extremamente baixa, entre os níveis de ensino (infantil, fundamental e médio);

Altas taxas de abandono dos alunos devido a fracassos que a escola pode apresentar ou problemas que estão relacionados com finanças;

Baixa qualidade das instituições de ensino, o que acaba resultando em desistência e também em um ensino considerado ruim;

Entre outros!

Bem, como foi visto, existem muitos problemas que estão relacionados com os problemas que a educação do Brasil pode e apresenta.

Mas será que existem coisas, que podem ser feitas para que isso possa ser mudado?

O que fazer, para melhorar a qualidade de ensino no Brasil?

Bem, existem algumas coisas que podem ser feitas para que a qualidade de ensino do Brasil, possa ser levada para melhor.

Portanto, caso você queira saber quais são esses mesmos fatores, veja só a seguir:

1 – Melhorar a capacitação e a valorização dos professores que realizam as aulas;

2 – Realizar a criação de uma plataforma de ensino, onde a mesma seja base para que todas as aulas do país possam ser feitas;

3 – Estimular o protagonismo dos alunos na sala de aula;

4 – Economizar o tempo em sala de aula, pois segundo uma pesquisa, a grande parte do tempo que é gasto na sala de aula, é usado para cópia de deveres e correção de atividades;

5 – Desenvolver um método, que ajude os alunos a se socializarem, tanto em sala de aula, quanto na sociedade em si;

6 – Inserir algum tipo de tecnologia nas aulas, já que a mesma é muito usada pelos alunos durante o dia a dia dos mesmos;

7 – Contextualizar o material didático que é disponibilizado para ensino pela instituição de ensino;

8 – Melhorar o ambiente em que as aulas são realizadas;

9- Criar métodos, para participação da comunidade da escola;

10 – Criar novos projetos, para socialização de todos os alunos da instituição escolar;

Entre muitos outros!!

 

Colunista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *