0

Qualidade Da Educação No Brasil

Neste artigo, será possível com que você tenha acesso a toda e qualquer informação que está relacionada e que até mesmo compõe esse assunto que é um tanto quanto polêmico: a qualidade da educação no Brasil.

Isso pelo fato de que, muitas pessoas não apresentam conhecimento sobre o assunto e quando apresentam, sabem muito pouco e na maioria das vezes, não apresenta conhecimento sobre as principais informações.

Portanto, se você é uma dessas mesmas pessoas, que além de não conhecer o assunto, também apresenta interesse em entender e também em conhecer mais as informações sobre o mesmo, saiba que você está no artigo certo.

Pois, fizemos o mesmo para que você possa ter acesso a

s melhores informação e da melhor forma possível, sem contar com o fato de que será possível com que você encontre a resposta certa, para a grande parte de suas dúvidas.

O Que é a Educação ?

Bem, a principal coisa que você deve ter conhecimento, antes mesmo de saber a qualidade da educação no país em que vivemos, é saber o que é a educação de modo geral.

Existem muitas definições que podem ser usadas, para definir o que é a educação em si.

Uma dessas mesmas formas, é a seguinte:

De uma forma mais ampla, a educação significa o meio, em que costumes, hábitos e valores de uma certa comunidade, são transferidos e ensinados de uma geração para a outra.

Ela pode ser formada, de experiências vividas e situações que foram presenciadas, por certos indivíduos ao longo de suas vidas.

Essas mesmas situações e experiências, são contadas de geração para geração, fazendo com que cada vez mais se torne algo histórico.

Um fator que deve e pode ser de extrema importância com que você tenha conhecimento, é que em cada país é possível se observar uma educação diferenciada.

Fazendo com que, em cada um dos países do mundo seja ensinado algo diferente e que poderá no futuro ajudar as pessoas que ali vivem a seguirem ou não a sua carreira dos sonhos.

Nas instituições de ensino, tanto os conhecimentos, quanto as habilidades são repassadas para crianças, adolescentes, jovens e adultos, sempre com o objetivo de que os seus alunos possam obter conhecimento em diferentes áreas

Algumas dessas mesmas áreas, são as seguintes:

  • Exatas;
  • Humanas;
  • Biológicas;

Onde em cada uma delas, é possível se observar conteúdos diferentes sendo ensinados e repassados. Sem contar, que os conhecimentos obtidos na escola, podem fazer com que os alunos que ali estudam, possam:

  • Desenvolver cada dia mais o seu raciocínio;
  • Aprender como pensar de maneiras diferentes em certas situações, que podem ou não aparecer no dia a dia;
  • Aumentar e receber uma especie de auxílio em relação ao conhecimento intelectual;
  • Se formar, futuros cidadãos que possam gerar transformações consideradas positivas na sociedade que irão viver;
  • Entre muitas outras coisas;

Em relação a educação no Brasil, segundo a Lei de Diretrizes e Bases, a educação no Brasil é dividida em três níveis diferentes, onde em cada um deles é possível se observar algo diferente.

No parágrafo a seguir, será possível com que você veja quais são esses mesmos níveis e também conhecer um pouco sobre cada um deles.

Níveis De Ensino Na Educação Do Brasil

A educação que o nosso país recebe, é dividida em três níveis diferentes onde em cada um deles, é possível se observar algo diferente.

Portanto, a seguir você poderá ter acesso a saber quais são cada um desses mesmos níveis e também ter acesso a algumas das principais informações que compõem os mesmos.

ENSINO FUNDAMENTAL:

Dentro do ensino fundamental é possível com que você veja duas fases diferentes, que são as seguintes:

  • Ensino fundamental I: que vai do 1° até o 5° ano;
  • Ensino fundamental II: que vai do 6° até o 9° ano;

Durante a primeira fase (ensino fundamental I), geralmente os alunos que ali estudam são dirigidos por apenas um professor e é ensinado apenas as matérias básicas. Já na segunda fase (ensino fundamental II), é possível se ver muitos professores e também muitas outras disciplinas.

Onde o Conselho Federal de Educação, define uma grade curricular para cada uma das fases que formam o Ensino Fundamental. Ou seja, basicamente o Conselho Federal de Educação, é o principal responsável por definir o que será ensinado em cada uma das fases.

É possível ver geralmente, da seguinte forma:

  • Para o Ensino Fundamental I: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes e Educação Física;
  • Já para o Ensino Fundamental II, é possível observar as mesmas matérias que foram citadas a cima e mais algumas, que são: Inglês e Espanhol e em alguns casos também pode ser visto a Informática como uma matéria.

Mas lembre- se, que essas mesmas disciplinas podem ser as mesmas, ou não tudo depende da instituição escolar em que você está matriculado.

ENSINO MÉDIO:

O Ensino médio, é composto por três anos, onde no total pode ser observado cerca de 2200 horas de aula aplicadas.

Uma informação que é sempre válida estar lembrando, é que para que os alunos possam realizar o ensino médio, é de extrema importância com que o mesmo tenha terminado o ensino fundamental primeiro.

É possível ver no ensino médio, as seguintes disciplinas aplicadas:

  • Língua Portuguesa (incluindo o português, literaturas portuguesas e também brasileiras);
  • Língua Inglesa (geralmente o inglês, o espanhol e de forma rara o francês);
  • Matemática;
  • Geografia;
  • História;
  • Física;
  • Química;
  • Biologia;
  • Artes;
  • Educação Física;

Pode também, ser visto em certas instituições de estudo, a Sociologia e a Filosofia. Ambas haviam sido  proibidas durante o período da ditadura militar (1964-1985), nos dias de hoje também podem ser encontradas nas escolas.

ENSINO SUPERIOR:

Bem, o ensino médio é algo obrigatória para aquelas pessoas que desejam seguir com os estudos universitários. O que muitos não sabem, é que os estudantes devem participar de um exame de vestibular.

Para que assim, os mesmos possam seguir os seus estudos no curso que é desejado pelos mesmos.

Em relação ao número de vagas disponíveis nas universidades, os mesmos podem chegar a serem superiores a 30 e também a 40, para aqueles que são mais procurados e desejados em universidades públicas.

Já em relação aos cursos que apresentam um número menor de vagas que estão disponíveis, esses mesmos números podem chegar a serem tão altos quanto 200.

Segundo a norma para o de grau de licenciatura, é atribuída na grande maioria das seguintes áreas: artes, humanidades, ciências sociais, ciências exatas, ou ciências naturais.

Sem contar com o fato de que o mesmo exige, no mínimo cerca de quatro anos de estudos pós- secundários, em uma universidade que seja certificada.

Uma informação que vale ser ressaltada, é que geralmente a universidade que é escolhida, tem algum tipo de relação com a carreira que você deseja seguir.

Como por exemplo, se você deseja ser um médico de muito sucesso, você deve fazer medicina e assim em diante.

Coisas Que são Exigidas Pelo Governo Do Brasil

Existem algumas coisas, que são exigidas pelo Governo brasileiro em relação aos estudos, onde algumas dessas mesmas coisas, são as seguintes:

  • Toda e qualquer pessoa que apresenta a faixa etária de 7 a 17 anos de idade, deve estar matriculada em alguma instituição de ensino;
  • Toda criança, que apresenta no máximo 8 anos de idade, deve apresentar a habilidade de leitura;
  • As pessoas matriculadas em uma instituição escolar, devem ter acesso a todo e qualquer conteúdo que é correspondente a sua serie;
  • Todos os alunos, deveram cumprir e concluir as etapas de ensino básico, que são as seguintes: ensino fundamental e ensino médio;
  • Deve ter algum tipo de garantia de investimento, em relação a educação básica que deve ser obtida pelas pessoas de 7 a 17 anos de idade;

Essas mesmas coisas que são exigidas, foram feitas para que em primeiro lugar o ensino brasileiro possa melhorar com o tempo.

Já que o mesmo, não pode ser considerado um dos melhores do mundo.

Qualidade Do Ensino No Brasil

Bem, existem muitas coisas que devem ser analisadas para que possa ser chegado a um consenso, em relação a qualidade de algo.

Ou seja, para que possa ser definido qual a qualidade de ensino do Brasil, existe uma serie de coisas que devem e são analisadas, antes mesmo de ser definido como algo bom ou como algo ruim.

E assim, é possível se observar tanto coisas positivas, quanto coisas negativas nessa mesma analise que é feita.

Mas lembre- se de que, a educação que é dada no Brasil passa por um certo processo dinâmico de execução, onde os profissionais que realizam e que são os principais responsáveis pela formação dos alunos e de seres sociais, devem apresentar uma boa adaptação em relação, as relações sociais.

Fazendo assim, com que os mesmos tenham e apresentem uma ligamento considerado profundo com a situação, tanto política, quanto econômica da nação em que o país em que moramos se encontra.

Para que você possa entender de uma forma melhor, a seguir será citado alguns pontos positivos e alguns pontos negativos, que estão relacionados com a educação que é dada no Brasil:

Positivos:

  • Apresenta uma grande busca, em relação ao conhecimento que deve ser dado para os alunos;
  • Apresenta uma serie de propostas e projetos, que estão relacionados com a inclusão, pelo fato de o povo brasileiro ser considerado, uma sociedade plural;
  • Muitas pessoas, com o interesse em realizar os seus estudos;

Entre outros!

Negativos:

  • Uma má administração pública, o que acaba causando problemas e afetando a educação que é dada pelos especialistas na educação;
  • Uma corrupção que a cada dia que passa, se torna maior e mais forte, o que acaba realizando pontos negativos em relação a formação social dos indivíduos que estudam em uma certa instituição escolar;
  • Em certos casos, existem instituições escolares que não apresentam boas condições, para atender uma grande quantidade de alunos;
  • Em relação ao ensino, existem casos de crianças que podem ser encontradas no 6° ano e que não apresentam algumas habilidades que são consideradas básicas, como por exemplo: ler e escrever;
  • Novamente em relação ao ensino,  mesmo apresentando muitas pessoas matriculadas em escolas, em certos casos, as instituições não apresentam uma boa qualidade de ensino;
  • Entre algumas outras!

Como é possível se observar, existem mais pontos negativos do que positivos que estão relacionados com a educação do Brasil e por esse mesmo motivo, no parágrafo a seguir, vamos mostrar algumas coisas que podem ser feitas, para que isso possa mudar.

Sugestões Para Melhorar o Ensino Brasileiro

Como foi possível se observar no parágrafo anterior, muitas das coisas que foram citadas são pontos negativos que estão relacionados com a qualidade de ensino do Brasil.

Portanto, veja a seguir uma lista de algumas coisas que podem ser feitas, para que a qualidade de ensino do Brasil, possa ser mudada para melhor:

Tempo gasto:

Uma das principais coisas que podem ser feitas, é usar de uma maneira eficiente o tempo que é gasto pelos alunos, quando estão na sala de aula. Isso pelo fato de que, segundo uma pesquisa apenas 66% do tempo gasto na sala de aula, é realmente usado para ensino.

Onde os outros 34% são usados para realização de atividades burocráticas, como por exemplo: chamadas, pedindo disciplina ou também com a cópia de deveres.

Reformular o ensino médio:

Segundo pesquisas, nenhum dos níveis que são encontrados nas instituições de ensino, é tão ruim quanto o ensino médio. O que é muito ruim, pelo fato de que logo após o mesmo, as pessoas geralmente realizam vestibulares sobre o que foi aprendido no ensino médio.

Sem contar que dentre as notas do índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o ensino médio apresenta a menor delas, sendo 3,1 no total de 10.

Garantir uma melhor estrutura das escolas:

Existem uma grande série de instituições escolares, que não apresentam uma boa infraestrutura, o que causa muitos problemas.

Não somente em relação ao ensino, mas também em relação a como a escola é vista pelos outros.

Sem contar com o fato, de que existem muitas escolas que não apresentam boas condições de forma geral, para poderem atender a grande quantidade de alunos que ali estão matriculados.

Portanto, uma coisa que pode ser feita, é garantir com que as escolas possam apresentar uma boa infraestrutura no geral.

 

Colunista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *