0

Educação No Brasil Redação

Você sabe como é a uma redação? Sabe quais são os principais benefícios de fazer uma boa redação? Ou então, apresenta conhecimento sobre como fazer uma redação?

Saber essas informações, pode ser de muita importância e mesmo apresentando essa grande importância, ainda existem pessoas que apresentam pouco ou nenhum conhecimento sobre esse mesmo assunto.

Portanto, caso você seja uma dessas mesmas pessoas, saiba que você está no lugar certo e que será possível com que você encontre a resposta correta para a grande maioria das suas dúvidas.

Isso pelo fato de que, neste artigo você poderá ter acesso a certas informações, que estão relacionadas e que compõem esse assunto, que pode ser considerado muito popular e também importante. Então, vamos lá?

INFORMAÇÕES SOBRE A REDAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA

A seguir, será possível com que você tenha acesso as melhores e também as principais informações que estão relacionadas de alguma forma com esse assunto: as redações e sua importância no estudo do Brasil.

Você poderá encontrar a seguir, as seguintes informações:

  • O que é uma redação;
  • Como fazer uma redação da forma correta;
  • Qual o principal motivo, para a redação ser tão importante nos estudos brasileiros;
  • Quais são os principais tipos de redações;
  • Entre alguns outros!

Portanto, se você apresenta interesse em não somente conhecer, mas também apresenta interesse em entender de forma melhor sobre esse assunto e suas informações continue lendo esse artigo.

Além de que, você poderá encontrar e ter acesso a todas essas mesmas informações, de forma organizada, fácil e em primeiro lugar, de forma explícita.

Para que, além de não ser possível gerar mais dúvidas sobre o assunto e poder retirar a grande maioria das suas principais questões, você também possa ter acesso da melhor forma possível.

O que é uma redação?

Bem, uma redação é basicamente o nome dado para o ato de escrever ou redigir um certo texto, que está presente na cultura civilizada, desde que foi inventado o ato de escrever.

Onde nos dias de hoje, também é considerada uma espécie de campo profissional e também artístico, que pode ser encontrado na literatura.

Alguns desses mesmos campos profissionais e artísticos, são os seguintes:

  • Produção de roteiros;
  • Elaboração de relatórios;
  • Publicidade;
  • Elaboração de documentos;
  • Jornalismo;
  • Entre outras diversas áreas;

Uma informação que muitos não sabem, é que a redação é uma das coisas mais importantes, para aquelas pessoas que querem trabalhar com escrita e é por esse mesmo motivo, que desde a escola as pessoas devem ter acesso as principais informações sobre isso.

Não é atoa, que em certas instituições escolares, redação é uma matéria fixa nas mesmas, para que as pessoas que se interessam nesse assunto, no futuro possam trabalhar nessa mesma área.

Portanto se você sonha, em ser jornalista ou escritora, saber os requisitos básicos de uma redação, é a primeira coisa que você deve ter acesso e sabedoria.

A redação também, é um dos principais temas que são abordados no Enem, que é basicamente um projeto feito pelo Ministério da Educação, para que aquelas pessoas que não apresentam boas condições, também tenham direito de estudar em faculdades e universidades privadas ou públicas.

O que significa, que para que você possa ter direito de estudar em uma faculdade ou universidade pública ou não, é necessário com que você realize uma redação, onde o tema é dito no site oficial do projeto.

Para que assim, essas pessoas possam realizar pesquisas e estudos sobre os assuntos que serão abordados, antes mesmo de realizarem a prova em si e assim conseguires a sua bolsa de estudos.

Como fazer uma redação da forma correta e quais são as principais características que uma boa redação apresenta?

Se você é uma das milhares de pessoas, que apresentam interesse em realizar uma redação da forma correta, a primeira coisa que você deve saber e fazer, é deixar para trás a ideia de que apenas algumas pessoas levam o jeito para escrever boas redações e com isso, são as principais pessoas que tiram boas notas em vestibulares ou concursos.

Pode ser, que você não esteja esperando por isso, mas para que você possa realizar a escrita de uma boa redação e assim conseguir tirar uma boa nota, basta você seguir os critérios que são exigidos pela equipe que irá avaliar e analisar a sua redação.

Isso pelo fato de que, existem muitos detalhes que uma vez que são seguidos da forma correta, fazem com que você tire uma nota um tanto, quanto alta. Mesmo que a sua redação não esteja digna de um prêmio nobel.

O que estamos querendo te dizer, é que se você seguir a grande parte dos detalhes e critérios que são exigidos, você poderá tirar uma boa note em sua redação de forma fácil.

Além de que, as pessoas que realizam a avaliação de sua redação, não estão a procura de algo que seja muito inovador ou algo do tipo, mas sim, estão a procura de um texto que seja coerente e que aborde de forma correta o assunto que foi solicitado.

Portanto, a seguir será possível com que você veja alguns dos principais fatores que influenciam a você realizar a escrita de uma boa redação, para que se você seja uma das pessoas que não apresentam uma boa escrita, possam entender melhor como funciona esse assunto:

ESTRUTURA DE UMA BOA REDAÇÃO

Bem, o primeiro fator para que você possa escrever um bom texto, é você realizar o desenvolvimento da estrutura do seu texto, para que assim o mesmo possa ficar legível.

Na maior parte das vezes, os textos que são bem elaborados apresentam a seguinte estrutura:

-Introdução: é feita de um parágrafo, que geralmente apresenta entre 2 a 3 linhas e é inserido os principais fatos que serão abordados em seu texto.

-Desenvolvimento: possui entre 2 a 5 parágrafos, onde nos mesmos são mostrados o conteúdo do seu texto, desde discussões sobre o assunto, até citações.

-Conclusão: é um parágrafo, que é formado por 2 a 4 frases e é conhecido como o encerramento, ou seja você coloca quais foram as coisas que foram possíveis de se concluir de acordo com as informações que foram mostradas em seu texto.

CONTEÚDO DE ESCRITA

O conteúdo que o seu texto irá apresentar, é a principal coisa que deve ser realizada, além de que é de extrema importância com que você preste muita a atenção ao elaborar o que será escrito.

Uma dica que iremos lhe dar, que pode te ajudar muito é realizar perguntas ao longo que você for escrevendo o texto, para que assim, o mesmo possa chamar a atenção de seu leitor.

Essas mesmas questões, podem ser feitas da seguinte forma: “o que você pensa sobre…” e também “você conhece…” .

Além de que, você pode também dar a sua opinião, sobre o assunto que está sendo abordado, para que assim, o seu leitor possa também ter uma certa ideia sobre o que você (o escritor do texto), pensa sobre o assunto.

Existem algumas perguntas, que podem ser feitas em cada uma das partes do seu texto, que ao usar as mesmas, será possível com que você cause um efeito maior.

Para a introdução, pode ser usada: “o que você pensa e acha sobre…”;

Para o desenvolvimento, pode ser usado: “como que isso pode ser provado…”, “quais são as principais causas de…”, entre muitos outros

Já para a conclusão, pode ser usado:  “que lição, pode ser tirada com as informações que foram mostradas”

ANOTAÇÕES: NECESSÁRIAS PARA UMA BOA REDAÇÃO

Realizar anotações de informações que foram possíveis ser retiradas de suas pesquisas, pode ser muito importante também.

Isso pode ser feito, além para que você não possa esquecer sobre essas mesmas informações, para que as mesmas possam servir como informações adicionais também.

As informações que serão anotadas, poderão ser usadas como argumentos, para as perguntas que você irá realizar ao longo de seu texto.

Mas lembre- se sempre de que essas mesmas anotações, não devem ser muito grandes e nem apresentar uma grande elaboração.

Além de que, é de extrema importância com que as frases sejam criadas da sua cabeça, para que a sua redação não possa ser classificada como um texto que apresenta plágio.

ORGANIZAÇÃO DE TEXTO

Tenha sempre em mente, como será feito a organização de seu texto, não somente as categorias que toda e qualquer redação deve apresentar, mas principalmente a organização de seus parágrafos.

Para que assim, os mesmos possam ser coerentes e também com que todos, ou uma grande parte dos mesmos, possam se complementar.

Pois isso, faz com que o seu texto se torne um texto legível e assim receba uma nota alta também.

Agora que você já sabe como realizar uma redação boa e quais são as principais características que uma boa redação apresenta, você pode fazer ou até mesmo melhorar a escrita de seus textos.

Quais são os tipos de redações?

Uma informação que muitos não apresentam conhecimento, é que não existe apenas um tipo de redação, mas sim que existem uma grande variedade de tipos de redações.

Onde em cada uma delas, é possível observar algo que diferencia a mesma das outras.

Alguns dos principais tipos de redações, são os seguintes:

Dissertativa:

As redações dissertativas, são aquelas que são feitas para que possa ser exposto o seu ponto de vista, de um certo assunto.

Onde na grande maioria das vezes, esses assuntos abordam algum assunto que apresenta algum tipo de importância para a sociedade.

Dentro desse tipo, é possível se ver dois tipos diferentes, que são os seguintes:

-Dissertativo argumentativo: quando é apresentado uma certa tese e é usado argumentos para que o leitor possa ser convencido.

-Dissertativo expositiva: quando o principal objetivo não é convencer o leitos, mas sim mostrar e explicar as informações que compõem o assunto que está sendo abordado.

Narrativa:

Um texto narrativo, de forma diferente do anterior não apresenta de forma necessária o compromisso de explicar algo da realidade.

Mesmo que seja um assunto sobre algo real, o texto é decorrido com a ajuda das seguintes coisas:

-Narrador;

-Personagens;

-Enredo;

-Tempo;

-Espaço;

-Entre alguns outros;

Descritivo:

Esse tipo, é usado para que a descrição de algo ou de alguém possa ser feito, criando assim uma espécie de retrato, que é feito apenas por meio de palavras.

Fazendo assim, com que o leitor possa criar algo ou alguém usando a sua criatividade, pelo fato de que geralmente é falado tanto traços físicos, como tamanho e cor, quanto características psicológicas, como por exemplo: traços de personalidade, entre outros.

E da mesma forma dos textos dissertativos, as redações que são descritivas, também apresentam dois tipos, que são:

– Descrição objetiva: tem como foco, fazer descrições concretas e diretas, sem juízo de valor, como as descrições que são feitas por dicionários.

-Descrição subjetiva: nessa opção, os escritores tem o total direito de adicionarem impressões pessoais, naquela coisa que está sendo descrita, podendo ser tanto alguém, quanto algo.

Qual a importância da redação na escola?

Como foi dito no começo desse artigo, as redações são importantes na escola, para que os alunos dessas instituições, possam ter uma ideia e aqueles que apresentam interesse na mesma, possam trabalhar com isso no futuro.

E é por esse mesmo motivo, que escrever redações e textos é um fator cobrado pela grande parte das instituições escolares, para os seus alunos.

Sem contar, que a escrita está presente em qualquer que for a modalidade estudada nas escolas, pelo fato de que a mesma está presente em tudo e a todo tempo, não somente na escola, mas também no dia a dia das pessoas.

Qual é a importância da escrita e da redação no dia a dia?

Já em relação ao dia a dia, tanto a escrita, quanto o ato de realizar textos são de extrema importância.

Não somente para as pessoas que trabalham com essa área, mas para todas as pessoas.

Pelo simples fato de que, o ato de enviar mensagens, é uma modalidade de escrita, ou seja querendo ou não, você está praticando a sua escrita.

Claro que ainda existem muitas outras coisas que realizamos no dia a dia, que também podem ser considerados da modalidade de escrita.

Como por exemplo: escrever algum recado ou algo do tipo.

 

Colunista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *